21.10.08

.... cansada... depois de 1 dia pesquisa - mercado sampa

depois de uma caminhada por 2 shoppings de sampa... observei alguns pontos:
1. Todos sabem que o varejo anda passando por um momento delicado de não-venda; numa terça-feira um deles estava às moscas, vaga no estacionamento de primeira... dá para acreditar?
As lojas anunciavam promoções com a "desculpa" de recebimento da coleção alto-verão, mas sabe-se que na verdade são tentativas de incentivo às compras que ultimamente estão abaixo da expectativa. Nos corredores do mesmo shopping poucas pessoas observavam as vitrines, me senti sendo caçada quando anunciava a entrada em alguma loja... fiquei com peso na consciência por saber que era mais um "caroço" do que propriamente uma cliente.
No segundo shopping, mais focado para a o público de luxo, os primeiros dois andares estavam até que bem movimentados, pessoas entrando e saindo das lojas, algumas sacolas "bem cheias" circulando nos corredores e vagas um pouco mais concorridas no estacionamento. Não posso dimensionar se este ou aquele shopping está vendendo ou não, só observo dias pontuais, mas conheço um pouco do mercado e das movimentações e especulações sobre esta não venda.
2. As coleções paulistanas estão comedidas e expondo produtos com apelo básico e atemporal. As lavagens dos jeans, mesmo com informações reverenciando lavagens mais claras e detonadas, são poucas as lojas que apresentam um mix mais representativo deste tema, as lavagens continuam amaciadas e escuras. Senti que há pouca ousadia, poucas lojas imprimem mais personalidade e para não dizer que sou pessimista... vou mencionar as que estão com o frescor do verão em suas araras, Cantão, Espaço Fashion enfim as marcas cariocas quebram a monotonia dos pilastres cinzas paulistanos...
bom está ficando tarde.. vou deixar as minhas outras análises para depois. fuiiiii

2 comentários:

Dorinha disse...

Tabta, adorei o blog e eu posso ajudar. Pelo menos um pouquinho eu sei que consigo. Tenho algumas dicas de Paris e Barcelona. Londres sei muito pouco. Vou separar tudo e depois te mando um e-mail.
Depois dá uma olhada no meu blog www.thespoonfulofsugar.com
beijo,
Dora

Tabta Rosa disse...

Já li... e adorei... vou comentar depois sobre sua cartela de cores...bjs Ta